NOVA COLECÇÃO SUSTENTÁVEL

A nova colecção, SUSTAINABLE COLLECTION, é totalmente dedicada à sustentabilidade, foi um desafio mas acreditamos que estamos um bocadinho mais perto de ajudar o nosso planeta.
 
A partir do momento que a marca foi pensada o objectivo seria criar malas e produtos que permanecem no tempo quer no design como na qualidade. Uma mala ou produto que nos acompanhe durante uma vida, poderá ser a forma mais sustentável de consumo. A Maria Maleta concede uma garantia vitalícia de manutenção aos seus produtos com esse mesmo objectivo.
 
Uma versão mais aprimorada do termo “Sustentável” está presente nesta colecção, para além da longevidade que garantimos, desta vez os materiais utilizados tiveram destaque pela sua sustentabilidade.
 
sustainable bags
 
Desde a introdução do tecido produzido através da reciclagem de garrafas de plástico PET, passando pela utilização de pele vegetal, ou seja, pele cuja curtimenta (processo de produção) é feita apenas com produtos naturais. Assim como a utilização de Bio-couro, um tipo de pele de produtores Nacionais, que se difere pelo seu método de produção amigo do ambiente permitindo que este seja considerado um produto biodegradável, ao contrário do que acontece com os sintéticos.
 
A Maria Maleta acredita numa economia circular e no produto intemporal, dessa forma utiliza a pele como matéria prima principal, usada há várias décadas devido às suas exclusivas características: a resistência, durabilidade e qualidade. Temos como política restrita a utilização apenas de peles provenientes do desperdício da maior Indústria mundial, a Alimentar.
 
 
Não é fácil determinar o que é mais amigo do ambiente, pois aqui estão implícitos também os custos de transporte, a mão de obra, a ética laboral, métodos de produção, etc. Mas existe algo que conseguimos detectar, que uma das melhores formas de se ser sustentável é ter consciência do próprio consumo, ser curioso em relação à origem dos seus produtos e procurar informação sobre eles. Produtos com melhor qualidade, mais duradouros, produzidos em condições dignas e tratados com uma preocupação ambiental, não se tornam desperdício ou lixo facilmente. Ficam connosco por muito mais tempo.
 
Porque é um assunto em Voga e existem muitas dúvidas em relação aos termos aplicados. Tentamos esclarecer alguns conceitos sobre o Vegan, Pele, Pele Vegetal e Bio couro.
 
Produto Vegan:  utiliza matérias primas que não são de origem animal. Podem ser considerados vegan as seguintes matérias primas: algodão, poliéster, PET, PU, pinatex, plástico, cortiça, etc. Daí que não consideramos que todas as matérias Vegan sejam sustentáveis ou ecológicas. A Maria Maleta utiliza matérias Vegan ( como o têxtil reciclado da colecção sustentável) mas não é uma marca Vegan.
 
Pele: É uma matéria prima feita a partir da pele do animal, por curtimento ou outro processo similar. Esta matéria prima permite que os produtos tenham uma maior durabilidade, a pele envelhece mas não deixa de ficar bonita, permitindo uma maior longevidade do produto, o chamado consumo consciente. A Maria Maleta apenas utiliza peles resultantes do desperdício da maior Indústria Mundial, a Alimentar.
 
Pele vegetal ou de curtimenta vegetal: Processo de curtimenta em pele animal, processo de transformação da mesma em couro, através de impregnação de produtos apenas vegetais.
 
Bio-couro: Biocouro é a designação comercial dada a uma gama de artigos em pele, de base wet-white (isentos de metais) com um processo de curtimenta especialmente desenvolvido para melhorar a sua biodegradabilidade, no meio ambiente em certas condições.
  
SUSTENTAVEL MARCA MALAS
 
Para além do lado sustentável, existe um outro factor interiorizado ao conceito da marca, que promove o consumo consciente. O facto de um produto poder ser sempre utilizado de várias formas com texturas e padrões diferentes. Pois sabemos que o consumidor pode cansar-se facilmente dos seus produtos, queremos com eles criar algo que seja mais mutável e que lhe permita várias experiências e emoções com o mesmo objecto.
  

"You don’t need a lot of bags to be happy, just need the bag that makes you proud to care”.

 
   
 
 
  
   
 

 NEW SUSTAINABLE COLLECTION